Diversas cooperativas participam da Feira, que oferece programação diversificada, com foco em inovação, serviços e tecnologia, destacando-se a internacionalização. – Fotos: Ascom/OCB

O Sistema OCB/RR (Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras em Roraima), em parceria com diversas instituições, marca presença na 43ª edição da Expoferr Show (Exposição-Feira Agropecuária de Roraima edição 2024), que teve início na última terça-feira, dia 5, e vai até 9 de novembro no Parque de Exposições Dandãezinho. O evento é promovido pelo Governo do Estado de Roraima e seus parceiros, com o objetivo de fortalecer o ambiente de negócios, especialmente no setor agronegócio, e promover o cooperativismo como modelo econômico viável para o estado.

Diversas cooperativas estão participando da exposição, como a Coopercinco (Agronegócio), Coophorta (Hortifrutigranjeiros), Coopana (Indígena), Coopertan (Importação e Exportação) e o Consulcoot (Conselho Consultivo de Transporte), que representa 12 cooperativas de ramos distintos, juntamente com as Cooperativas de Transporte Alternativo de Passageiros. Elas terão espaço no Pavilhão Integrado do Agronegócio, ao lado dos parceiros SEBRAE e SISTEMA FAERR/SENAR. O evento também oferece uma programação diversificada, com foco em inovação, serviços e tecnologia, destacando-se a internacionalização.

O presidente Silvio de Carvalho destacou a oportunidade de participar de oficinas, palestras e workshops para estabelecer contatos com tecnologias de ponta. Ele enfatizou a importância do evento para o desenvolvimento do empreendedorismo, do agronegócio e da tecnologia no estado.

“Esse evento já entrou para o calendário e nossas instituições se preparam para oferecer o melhor de educação empreendedora, agronegócio e tecnologia para empresas, cooperativas e quem quiser aprender um pouco mais. Um dos destaques e o Hackathon Agrotech, com prêmios que chegam a mais de R$ 12 mil, com tema Monitoramento, Notificação e Alerta de Pragas Quarentenárias. O tema é voltado para a gestão pública, comunicação eficiente e notificação automática de pragas. Além dos serviços oferecidos pelas cooperativas de Roraima”, ressaltou Carvalho.

Além disso, foi ressaltado o Cacau Day, um evento exclusivo para membros da Agricultura Familiar dos municípios de Caroebe, São João da Baliza, São Luiz do Anauá e Rorainópolis, produtores de cacau. O evento incluirá visitas técnicas, vitrines tecnológicas e palestras, em parceria com instituições como a Seadi, Iater, Dimitra Tecnologia, Ceres Agro inteligência, AIPC e CACAU WAY.

Um jeito diferente de fazer negócios

A campanha “Somos Coop em 2024” foi lançada com o objetivo de transformar o mundo em um lugar mais justo, próspero e repleto de oportunidades para todos. No estado de Roraima, 50 cooperativas estão participando da ação para fortalecer a ideia de um negócio vantajoso, no qual todos os cooperados são donos do empreendimento.

“O cooperativismo já é um sucesso em Roraima, contribuindo para a economia local. É um modelo de negócio baseado no trabalho coletivo, que está presente em diversos setores da economia, gerando trabalho, renda e prosperidade para as comunidades”, defendeu a superintendente Jucélia Rodrigues.

O Sistema OCB/RR trouxe para a EXPOFERR deste ano a força do movimento cooperativista, que une desenvolvimento econômico, social, produtividade e sustentabilidade. Os números do cooperativismo continuam crescendo, com mais de 4,5 mil cooperativas no Brasil. Dados do Sistema OCB Nacional mostram que 2.405 cooperativas têm mais de 20 anos de atuação, enquanto uma pesquisa recente revela que 70% das empresas fecham as portas com menos de 10 anos, evidenciando a resiliência das cooperativas no mercado.